BLOG

Do Habite-se à entrega das chaves:

Entenda todo o processo depois que a obra termina

É claro que todos sempre ficam muito ansiosos para o término das obras quando se trata da compra de um apartamento novo, mas ainda há um processo a ser realizado antes das chaves poderem ser entregues aos novos moradores.

Quando um empreendimento imobiliário é concluído, ele precisa passar por algumas etapas burocráticas antes que o prédio seja considerado oficialmente habitável. Um desses passos é a obtenção do “Habite-se”, documento fundamental para a regularização do imóvel, e a individualização das matrículas – processo que garante que cada unidade do prédio tenha seu próprio registro no cartório de imóveis.

Confira!

O que é o Habite-se?

O Habite-se é um documento expedido pelas prefeituras que atesta que um imóvel foi construído conforme o projeto e as normas estabelecidas pelo município. De forma bem resumida, ele garante que o local está apto para ser habitado.

Esse certificado confirma que a obra foi concluída seguindo as exigências do projeto aprovado, incluindo padrões de segurança, acessibilidade e infraestrutura.

O Habite-se só é emitido após a emissão do Alvará de Vistoria pelo Corpo de Bombeiros e da Certidão Negativa de Débitos junto à Receita Federal e, sem esse documento, o proprietário pode enfrentar dificuldades para conseguir ligações de serviços essenciais como água, energia elétrica e esgoto.

O passo a passo

O processo para tirar o Habite-se pode variar de acordo com a legislação municipal. Mas, em geral, são os seguintes passos:

  • Vistorias e inspeções dos órgãos competentes
  • Documentação – como alvará de construção, relatórios técnicos, ART do engenheiro responsável, entre outros.
  • Pagamento de taxas
  • Emissão do documento – Com tudo aprovado, a prefeitura emite o Habite-se, oficializando que o imóvel está regularizado para habitação.

Individualização das Matrículas do Prédio

Depois de obter o Habite-se, o prédio ainda precisa passar pelo processo de individualização das matrículas. No início da construção, o empreendimento tem apenas uma única matrícula. Então, para que cada unidade tenha seu próprio registro e possa ser comercializada independentemente das outras, é necessário fazer esta separação.

Em primeiro lugar, a construtora registra o Habite-se para que o prédio seja registrado como um condomínio, definindo as unidades privativas e as áreas comuns. Em seguida, cada apartamento recebe um número de matrícula próprio, tornando-se um imóvel autônomo.

Assim como no Habite-se, há custos relacionados à essa individualização, com o pagamento de taxas cartorárias e impostos municipais. Então, por fim, cada unidade do prédio está apta para ser financiada e transferida legalmente para seus novos donos!

Vistoria técnica do imóvel

Normalmente, em paralelo com estas providências acima, quando a construtora conclui todos os acabamentos das áreas internas dos apartamentos, o imóvel já pode ser liberado para uma vistoria técnica do proprietário do futuro imóvel, juntamente com a equipe técnica da construtora, para a verificação se a unidade está em conformidade com o descrito em contrato, tais como acabamentos, instalações elétricas, hidráulicas e demais detalhes da construção.

Assinatura da escritura e quitação de todas as pendências financeiras

Feita a vistoria técnica do imóvel e com o Habite-se obtido, agora é possível seguir para a formalização da escritura de compra e venda em cartório. Caso o imóvel tenha sido adquirido à vista ou com quitação até as chaves, esse passo pode ser realizado imediatamente. Caso haja saldo a ser financiado, o comprador necessariamente precisará assinar o contrato de financiamento com alienação fiduciária junto ao banco para a liberação do crédito imobiliário.

Instalação de condomínio para prédios residenciais e entrega das chaves

Após o Habite-se, para que se faça a individualização das matrículas, é necessário também efetuar a instituição do condomínio. Essa instituição segue uma sequência de providências:

– Elaboração da convenção do condomínio, que define as regras e taxas administrativas;

– Após a aprovação da convenção, deve-se registrar em cartório o condomínio;

– Deve-se também constituir a administração do condomínio através de uma eleição do síndico, subsíndico e conselho fiscal;

– Cadastrar um CNPJ.

E só então, a partir desse momento é que as chaves são entregues definitivamente aos compradores.

Arte Atibaia: seu novo apartamento cada vez mais próximo!

A obras do Arte Atibaia estão na sua reta final. Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025, o projeto já é considerado um marco para a cidade de Atibaia.

O empreendimento representa um espaço que reflete o compromisso da Baquirivú Engenharia com um futuro mais verde e sustentável da cidade, além de ser um local para se viver com conforto e qualidade de vida, oferecendo para seus moradores um alto padrão construtivo.

Não à toa, o Arte Atibaia conta com plantas de 1, 2 ou 3 suítes, que vão de 69m² até 115m². Tudo isso para que você possa escolher o tipo de imóvel que melhor se encaixa para você e sua família!

Se você deseja conhecer todos os diferenciais de conforto e lazer do empreendimento e obter mais detalhes do processo construtivo, convidamos você a visitar hoje mesmo o nosso showroom, na Av. São Paulo, 789 – Alvinópolis – Atibaia. Para isso, basta agendar sua visita pelo WhatsApp: (11) 91068-1980 ou em nosso site.

 Juntos, continuaremos a construir uma Atibaia melhor, mais verde e mais artística!