BLOG

Cobogó: o que é e como usar na decoração?

Inspirados nas construções árabes, os muxarabis são elementos vazados, feitos de madeira, que permitem uma maior ventilação e iluminação natural.

Essa solução arquitetônica conquistou não apenas o mundo árabe, mas também influenciou outras culturas, como a brasileira. Por aqui, três engenheiros pernambucanos – Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis – adaptaram a ideia para atender às necessidades do clima quente do Nordeste, criando assim o cobogó.

Você com certeza já viu em algum lugar esse elemento, mas você sabe exatamente como ele pode ser usado para enriquecer a decoração do seu lar? Então confira!

Co + Bo + Gó

O nome curioso veio das iniciais dos sobrenomes dos seus inventores (Coimbra, Boeckmann e Góis). Inicialmente feitos de cimento, os cobogós evoluíram e hoje estão disponíveis em materiais como cerâmica, vidro e até argila, sendo usados tanto na construção civil quanto na decoração.

Além de serem acessíveis e funcionais, os cobogós possuem tamanhos, cores e estilos variados, tornando-se uma escolha versátil para diferentes ambientes:

  1. Corredores

Para criar corredores modernos e personalizados, os cobogós são ideais. Com custo reduzido, é possível escolher designs que conferem identidade ao ambiente.

  1. Sala de estar e jantar

Por serem vazados, os cobogós ajudam a integrar os espaços sem comprometer a sensação de privacidade. Além disso, são ótimos para enriquecer a decoração.

  1. Cozinha e lavanderia

Os modelos de vidro são perfeitos para dividir ambientes como cozinha e lavanderia, aproveitando a iluminação natural e mantendo um design clean.

  1. Bancadas |

Em cozinhas americanas, substituir o balcão tradicional por cobogós cria uma divisória charmosa e funcional. Adicionar um tampo pode transformar a bancada em um espaço decorativo multifuncional.

  1. Paredes

Em imóveis pequenos, cobogós podem substituir paredes tradicionais, criando uma sensação de amplitude e mantendo a iluminação entre os cômodos.

  1. Escadas

Usar cobogós de vidro em volta de escadas garante luminosidade e elegância ao espaço.

  1. Áreas externas

Em áreas gourmet ou jardins, os cobogós permitem maior aproveitamento da luz natural, tornando os ambientes externos mais aconchegantes e agradáveis.

  1. Escritório em casa

Os escritórios em casa podem ser mais modernos e iluminados com divisórias feitas de cobogós, que delimitam o espaço sem isolá-lo completamente.

  1. Uso decorativo

Cobogós também podem ser usados como elementos puramente decorativos, seja em aparadores, guarda-volumes, mesas de centro ou até mesmo para revestir paredes.

Por esses e tantos outros motivos, os cobogós são uma forma criativa e funcional de renovar ambientes, unindo tradição, design e modernidade. Com eles, basta você usar a sua imaginação e transformar seus espaços com estilo e praticidade!

E para concluir, vale ressaltar que esses elementos serão utilizados no Arte Atibaia, nas churrasqueiras das áreas comuns no térreo e na ventilação das áreas técnicas da cobertura.

Arte Atibaia: cada vez mais próximo!

As obras do Arte Atibaia estão na sua reta final! Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025, o projeto já é considerado um marco para a cidade de Atibaia.

O empreendimento representa um espaço que reflete o compromisso da BaquirivúEngenharia com um futuro mais verde e sustentável da cidade, além de ser um local para se viver com conforto e qualidade de vida, oferecendo para seus moradores um alto padrão construtivo.

Não à toa, o Arte Atibaia conta com plantas de 1, 2 ou 3 suítes, que vão de 69m² até 115m². Tudo isso para que você possa escolher o tipo de imóvel que melhor se encaixa para você e sua família.

Se você deseja conhecer todos os diferenciais de conforto e lazer do empreendimento e obter mais detalhes do processo construtivo, convidamos você a visitar hoje mesmo o nosso showroom, na Av. São Paulo, 789 – Alvinópolis – Atibaia! Para isso, basta agendar sua visita pelo WhatsApp: (11) 91068-1980 ou em nosso site.

 Juntos, continuaremos a construir uma Atibaia melhor, mais verde e mais artística!