ABDUL AZIZ

SOBRE

Abdul Aziz Miguel

Nascido em 07/12/1936 na cidade de Tabatinga no interior de São Paulo, filho de imigrantes sírios que chegaram ao Brasil no período da primeira Guerra Mundial, foi criado na cidade de São Paulo. Trabalhando desde os quatorze anos de idade atuou como pequeno empresário tendo lanchonete, frota de taxi e sócio com seu irmão em um posto de combustíveis. Ingressou apenas aos 29 anos na faculdade de engenharia contando com o apoio e insistência de sua família para que seguisse a sonhada carreira de engenheiro. Casou-se em 1969 e tem três filhos.

Formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura sob n.º 24.984/D 6ª Região em 1967 e em Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Curso de Letras pela USP – Universidade de São Paulo, Base em Língua Árabe em 1993. Teve ainda especialização em Comunicações Verbais curso o qual lhe permitiu maximizar seu desempenho profissional e pessoal ao longo de toda sua trajetória profissional.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Já no início de sua carreira ingressou no setor de obras de infraestrutura urbana trabalhando por dois anos na empresa CONSPEDRA S/A nos anos de 1968 e 1969. Atuou em São Paulo e na região de Guarulhos com a construção do Anel Viário da cidade tendo realizado cerca de 180.000 m2 (Cento e Oitenta Mil Metros Quadrados) em obras de pavimentação e infraestrutura e terraplanagem da ordem de 150.000 m3 (Cento e Cinquenta Mil Metros Cúbicos).

De setembro de 1969 a março de 1974 transferiu-se para a empresa Constran SA, tendo realizado inúmeras obras como gerente de obras para a região do ABC paulista. Ao todo, somente em serviços de pavimentação asfáltica e obras complementares, tais como galerias de águas pluviais e serviços de redes de águas e esgoto, consumos impressionantes marcas de 50.000m de galerias e de 1.900.000,00m2 de área de intervenção na região do ABC e no município de São Paulo. Realizou obras em importantes avenidas como Av. Brigue. Faria Lima, Av. do Estado, Av. Dr. Arnaldo, entre outras.

De abril de 1974 a março de 1975 foi Supervisor de Obras na empresa SERVENG – CIVILSAN S/A. onde já com grande experiência no setor ocorreu em diversas obras de infraestrutura como Pavimentação e Obras Complementares da Via Arterial Henrique Shaumann, Estrada do Taboão, Estrada do Campo Limpo, Estrada do Pirajussara, da Via Turística Maria Servidei Demarchi em São Bernardo, Coletor Tronco do Mandaqui e Sumaré, etc.

De abril de 1975 a março de 1976 foi convidado para o cargo de Secretário de Obras no Município de Guarulhos, coordenando e fiscalizando obras para o município. Ainda em 1976 passou ao mercado da iniciativa privada, novamente na empresa SERVENG – CIVILSAN S/A já como Engenheiro Executivo das Obras e responsável pelo atendimento de clientes como Prefeitura de São Paulo em diversas regionais como Lapa, Vila Mariana, Butantã, Campo limpo além de obras para SABESP, DER, DERSA, etc.

Por sua vasta experiência na gestão de grandes obras foi convidado e aceito o cargo de Diretor de Operações da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário SA de 1978 a 1980 onde teve oportunidade de atuar na implantação de obras de vulto como Rodovia dos Trabalhadores; Ponte sobre o Mar Pequeno (acesso Litoral Sul); Acesso ao Porto de Santos (Corredor Norte); Duplicação da Rodovia Campinas – Viracopos; Reconstrução da Via Anchieta – trecho Serra; Reconstrução da Via dos Imigrantes – Trecho Planalto; Recapeamento da Via Anhanguera e construção de 12 passarelas; Instalação de Pontos de telefonia ao longo da Rodovia dos Bandeirantes.

Fundou a empresa BEC – BAQUIRIVÚ ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA. em 15 de março de 1980 e atua desde então como diretor presidente executando obras em diversos municípios do Estado de São Paulo como prestador de serviços de engenharia e construções tanto em obras de infraestrutura como de edificações.

Realizou obras para a SABESP de redes de água e esgoto nos municípios de Poá, Suzano e Arujá; extensão de rede de telefonia para TELESP no bairro de Vila Mariana

Em Guarulhos, executou diversos contratos como Estrada das Lavras, Muro Atirantado de contenção na Rua Diva, Reforma e Ampliação do PS Gopoúva, Reforma e Ampliação da Escola Municipal Amador Bueno na praça Oito de Dezembro; Escola Municipal Jd. Fortaleza; Reforma e Ampliação da Escola Municipal Cidade Serôdio; Reforma e Ampliação das Escolas Municipais Tia Carmela, Vila Carmela, Manoel Resende, Josafá Tito Figueiredo, Amélia Duarte; 1a fase de Reforma do Ginásio João do Pulo, 1a fase de Reforma do Ginásio Arnaldo Celeste entre outras tantas.

A empresa tem presença marcante também com obras realizadas no litoral Sul nos municípios de Bertioga, Praia Grande e Mongaguá. Neste último realizou grande número de obras de Revitalização da Orla de Praia, de avenidas do centro, Canal 02 e 03 da cidade, escolas, creches, postos de saúde, além da Ampliação da Câmara Municipal de Mongaguá.

ATIVIDADES POLÍTICAS

Desde jovem demonstrou interesse e habilidade no desenvolvimento de atividades políticas, esportivas e culturais. Começou a atuar como Diretor do Centro Desportivo do Colégio Rio Branco no ano de 1.958. e na Universidade Mackenzie, como Diretor Social do Centro Acadêmico HORÁCIO LANE. Ainda na faculdade participou em 1965 ativamente da campanha que elegeu o Brig. Faria Lima Prefeito da Capital e fez parte da Comissão de Estudantes no diálogo junto a autoridades militares em 1967.

No biênio de 1975/76 foi a primeira pessoa a ocupar o cargo de Secretário de Obras do Município de Guarulhos tendo realizado inúmeras obras de infraestrutura na cidade e defendido questões como a descentralização da CETESB no tocante ao estudo de projetos e sua respectiva aprovação na busca de maior agilidade junto aos municípios e visando a maior implantação de indústria no interior do Estado, descongestionando a Capital. Foi Assessor Técnico do Prefeito de Guarulhos, no CODEGRAN, nos estudos dos problemas de transportes de massa na Grande São Paulo, que resultou na criação da Empresa Municipal de Transportes Urbanos – EMTU na época.

posteriormente foi convidado a ocupar a função de Diretor de Operações da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário SA., no governo do Sr. Paulo Salim Maluf e participou, colaborou e ajudou, como responsável técnico, diversas obras rodoviárias importantes em São Paulo.

Em 1982 concorreu na redemocratização do país ao cargo de Deputado Estadual em São Paulo tendo votação expressiva à época com cerca de 13.000 votos. Não se elegeu e baixou como suplente não ocupando a carga.